top of page

Sobre nós

O Externato Vera Cruz fica situado no Largo Conde de Bonfim, nº 8, R/C Esq. em S. Domingos de Benfica, Lisboa. Foi uma zona riquíssima com várias quintas onde viveram alguns Condes: Conde de Almoster, Conde de Ottolini e Conde de Bonfim, este último que deu nome ao referido Largo. A quinta que existia no largo foi vendida em lotes para a construção de prédios, mas o bonito jardim da propriedade foi aproveitado e o Largo Conde de Bonfim tornou-se em 1976, num parque infantil.

​

Como nasceu o Externato

No ano de 1955 a 24 de agosto os fundadores e proprietários do externato foram os senhores Moisés Dinis e Eduardo Santos. A diretora e professora foi Maria Odete Correia Dinis.

A 1 de agosto de 1957 a professora e diretora  Mercedes Pires, adquiriu o Externato lecionando o 1º ciclo até 31 de julho de 1990.

A educadora Maria de Fátima Sousa, já exercendo funções no Externato, tornou-se proprietária do mesmo a 1 de agosto de 1990. Com uma nova direção, o Externato iniciou novas atividades como: Natação, Ginástica, Taekwondo, Música, Inglês, Mandarim e Ciência Divertida.

​

Comunidade Escolar

Docentes e Não Docentes investem toda a sua experiência e conhecimentos, para que cada criança seja encorajada e estimulada no desenvolvimento das suas competências.

​

Regulamento Interno

O que somos… O que propomos…

O externato não é só uma casa de ensino, mas sobretudo, o prolongamento do lar, uma Família onde, guiada pela nossa boa vontade de educadores, a criança encontrará alegria, compreensão, carinho e liberdade, sem excluir a disciplina. Desde o primeiro dia, procuraremos incutir na criança o gosto pelo trabalho, ensiná-la a corrigir atitudes menos próprias, encaminhá-la no sentido de desenvolver as suas múltiplas capacidades. Através do convívio diário, da comunicação e da brincadeira, encontram-se formas únicas e muito pessoais de ajudar a aceitar regras, fazer escolhas, tomar decisões, desenvolver capacidades intelectuais, emocionais, físicas, definir e afirmar personalidade. Não esqueceremos que a criança precisa de liberdade, autonomia e de sentir que a estimam. Essa liberdade e essa estima ser-lhe-ão dadas em todos os momentos: tanto nas suas brincadeiras, como nos trabalhos e outras atividades. A disciplina será cuidadosamente exercida, de modo a que a criança obedeça sem sentir que é dirigida e será ela própria a desejar aquilo que pretendemos dela.

​

Dentro das salas não há uma diretividade excessiva, mas também não se pode considerar uma atuação de escola livre, em que a criança faz aquilo que lhe apetece no momento. Como é do conhecimento de todos nós, a criança vive inserida num contexto sócio cultural, onde a relação e interação com o meio são elementos essenciais para favorecer o desenvolvimento harmonioso e global da criança. Assim, pensamos ajudá-la a conhecer melhor, a utilizar e a integrar-se nesse ambiente que é seu. Não somos um grande e dispendioso externato, no entanto podemos assegurar uma educação escolar atualizada. Assim, procuraremos ser dignos da confiança em que nós depositam. Queremos Educar de forma integra, ou seja: instruir nos valores e deveres e ensinar a praticá-los.

​

O Regulamento Interno é o documento que define o regime de funcionamento do nosso Externato, de cada um dos seus órgãos, estruturas e serviços, bem como os direitos e deveres dos membros da Comunidade Educativa. É através deste regulamento que congregam as normas de convivência e disciplina, aceites por todos os membros.

​

O Regulamento Interno é constituído por um processo de aprendizagem cívica fomentador de compromissos entre todos, para uma consciencialização das regras de convivência no Espaço Escolar. Este Regulamento fundamenta-se nas orientações e na legislação vigentes do Ministério da Educação (respeitante ao Ensino Particular). Este Regulamento vai vigorar nos próximos três anos letivos, 2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022, podendo sofrer alterações e atualizações consoante as necessidades, sob a forma de adenda.

A divulgação e entrega do Regulamento Interno são feitas no início do ano letivo.

 

Projecto Educativo

Filosofia do Externato... A nossa tarefa enquanto educadores, é fornecer às crianças todas as ferramentas e condições para que consigam desenvolver as suas capacidades, promovendo convenientemente a sua auto estima e auto confiança ao mesmo tempo que as ajudamos a descobrir as suas potencialidades. Trabalhar para formar cidadãos conscientes, capazes de compreender e criticar a realidade, atuando em prol da superação das desigualdades e na promoção do respeito ao ser humano.

​

O tema escolhido para o Projeto Educativo da nossa escola para o ano letivo 2019/2020 - "Preservar o que é de todos" - com o subtema "Crescer com valores", tem como objetivo alertar para as sucessivas agressões contra o meio ambiente e sensibilizar para a sua defesa.

bottom of page